O governador Pedro Taques empossou o delegado Fernando Vasco Spinelli Pigozzi no cargo de Delegado-Geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. A cerimônia de posse ocorreu, esta manhã, no auditório da Diretoria Geral da PJC, com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas.
O ato de posse foi assinado pelo governador e o secretário estadual. Após ser empossado, o novo delegado geral Fernando Vasco deu posse à delegada geral adjunta, Silvia Maria Pauluzi. Com perfil democrático e tido pelos colegas como profissional dedicado e capacitado para o cargo, Fernando Vasco, enfatizou em seu discurso, os 15 anos de Polícia Judiciária Civil, pautado no desenvolvido de um trabalho com seriedade, comprometimento e respeito ao próximo.
“A expectativa é grande. Assumo o compromisso de trabalhar incessantemente para o fortalecimento da Polícia Judiciária Civil como um todo, para que os atendimentos sejam melhorados no Estado e que todos os policiais civis da capital e do interior tenham melhores condições para desempenhar suas funções”.
Entre suas metas, o delegado geral pontuou o fortalecimento da Inteligência Policial, a integração entre as forças de Segurança (PJC, PM, Politec, Bombeiro e Detran), e também com o Poder Judiciário, o Ministério Público, Defensoria Pública, Polícias Federal e Rodoviária Federal. “Estabelecendo diálogo amplo e contínuo para que a engrenagem da Segurança Pública trabalhe de forma precisa, rápida e alcance os resultados almejados por toda a população”.
O secretário estadual disse que gestão por resultados, integração e excelência na atividade são pontos principais da Segurança Pública e que esses pilares deverão ocorrer com mais intensidade em 2017, com as forças da segurança. “Teremos condições de avançar muito mais em 2017. É uma equipe forjada na liderança. São pessoas que exerceram a atividade fim, que sempre foram operacionais e acima de tudo conhecem gestão e farão um bom trabalho. Tenho convicção que doutor Fernando será um exemplo de gestor na Polícia Judiciária Civil e que sua equipe terá muito sucesso com as outras instituições”.
Durante sua fala, o governador agradeceu aos diretores antecessores, delegado Adriano Peralta Moraes e Rogério Atílio Modelli, que chefiaram a Polícia Judiciária Civil nos dois primeiros anos de seu governo e agora, sob a direção do delegado Fernando Vasco, ajudará a conduzir a Segurança Pública para novos caminhos.
“Tivemos uma lista tríplice e ouvi os três candidatos junto com o presidente do Sindicato dos Delegados. Fiz isso porque entendo a importância no sistema de segurança desses profissionais. A presença dos três candidatos aqui é a demonstração da unidade da Polícia Judiciária Civil, que se completa com a integração com outro sistema de segurança, a regionalização e a interiorização”.
Taques também destacou o aumento em 28% do efetivo da Segurança Pública em dois anos e a abertura de concurso público para ingresso de 2.600 novos profissionais para recompor a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiro e a Politec. “Faremos este concurso para tomar posse neste ano. Precisamos de mais pessoas na área de segurança. A Politec precisa ser melhorada e o Detran também”.
O delegado Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, 40 anos, foi o primeiro colocado, com 138 votos, na Lista Tríplice, para escolha do delegado geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, para o exercício de 2017 a 2018. Em segundo lugar ficou o delegado, Anderson Claiton da Cruz e Veiga e em terceiro, o delegado Christian Alessandro Cabral. Os dois também estiveram presentes na cerimônia e foram prestigiado pelo governador Pedro Taques, que os convidou para compor o dispositivo de honra.
O presidente do Sindicato dos Delegados, Wagner Bassi, em nome dos três Sindicatos da Polícia Civil (Delegados, Investigadores e Escrivães), agradeceu ao governador pela aceitação do primeiro colocado na lista tríplice, o delegado Fernando Vasco. “Profissional capacitado, que todos os servidores conferem nele. Isso foi demonstrado na eleição”.