PUBLICIDADE

Definido zoneamento agrícola para soja em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Ministério da Agricultura aprovou o zoneamento agrícola de risco climático da cultura de soja para o ano-safra 2011/12, em Mato Grosso, identificando os 141 municípios como aptos e o período de semeadura, que começa em 1º de outubro e finaliza em 31 de dezembro. A portaria foi publicada em Diário Oficial da União.

Segundo o zoneamento, o grão se adapta melhor a temperaturas do ar entre 20º e 30º C, no entanto, a ideal para crescimento e desenvolvimento está em torno de 30º C. Foi analisado também que a faixa de temperatura do solo adequada para semeadura varia de 20º a 30º C, sendo 25º C a ideal para uma emergência rápida e uniforme. O crescimento vegetativo é pequeno ou nulo a temperaturas menores ou iguais a 10º C.

Entre os itens observados estão também o balanço hídrico (utilizada séries históricas com média de 15 anos de registros), precipitação pluvial e evapotranspiração potencial. Foram considerados aptos os municípios que apresentaram em, no mínimo, 20% de seu território, Índice de Satisfação de Necessidade de Água (ISNA) maior ou igual a 0,60 em 80% dos anos avaliados.

Em Mato Grosso, na safra 2010-2011, a produção em uma área de 6,2 milhões de hectares, proporcionou 8,8 milhões de toneladas, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), feito em junho.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE