Com o objetivo auxiliar o trabalho do Corpo de Bombeiros nos atendimentos de emergência e desastres, a Superintendência de Defesa Civil de Mato Grosso realiza, até amanhã, curso de capacitação que visa também fortalecer a parceria entre as duas entidades, além de qualificar o atendimento à população.
De acordo com o major Washington Duarte, o número de agentes da Defesa Civil ainda não é suficiente para atender todas as situações de emergência no estado. Por conta disso, o órgão precisa do apoio do Corpo de Bombeiros em algumas cidades.
“Muitos bombeiros não sabem como funciona o sistema de informações da Defesa Civil. Esta ferramenta possibilita relatar os danos sofridos nas cidades e viabilizar a captação de recursos para a recuperação dos prejuízos. Capacitando estes militares no atendimento e fornecimento das primeiras informações, a população será diretamente beneficiada”.
O sistema apresentado aos bombeiros durante o curso é o S2ID (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres). Além dele, constam na programação temas como resiliência, planos de resposta e trabalho e formalidades de documentação e prazos. Os inscritos ainda participarão de uma simulação de acidente para avaliar a capacidade de atendimento e fornecimento de dados.
No ano passado, 65 situações de emergência foram decretadas em Mato Grosso, sendo 45 homologadas pelo Ministério da Integração. De acordo com o major Duarte, um dos objetivos da Defesa Civil é estabelecer o plano de resposta. A estratégica garante liberação de recursos para os municípios mesmo que o governo federal não tenha reconhecido a tempo a situação.
“Diante de um desastre natural, pensa-se muito sobre a recuperação de estradas e pontes, mas é importante o atendimento às pessoas também. O plano de resposta prevê isto e direciona os recursos para a população atingida”.