O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, reconheceu a situação de emergência nos municípios de Jauru e Mirassol D`Oeste, ambos com vários prejuízos ocasionados pelas chuvas no início deste ano. No primeiro, a natureza do desastre foi classificada como “enxurradas”, enquanto no segundo a Defesa reconheceu como “alagamentos”.
Em Jauru, os prejuízos foram registrados em dezenas de pontos e cerca de 3,7 mil pessoas foram afetadas. A região onde estão localizados os assentamentos Mirassolzinho 1 e 2 foi a mais atingida. Em Mirassol D’Oeste diversas pontes foram derrubadas e várias comunidades ficaram isoladas. As chuvas ainda alagaram dezenas de casas e destruíram alguns trechos de estradas estaduais.
Com o reconhecimento da Defesa Civil, os municípios passam a aguardar a liberação de recursos por parte do governo federal. Até o momento, o Ministério da Integração Nacional reconheceu, este ano, a situação de emergência em Porto Esperidião, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, todos atingidos por fortes chuvas. Nestas cidades, os prejuízos passaram de R$ 12 milhões.