O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) autorizou, nesta sexta-feira (30), o repasse de R$ 1,87 milhão para ações de defesa civil em duas cidades do Rio Grande do Sul e uma de Mato Grosso. A maior parte do apoio federal é destinada a Roca Sales (RS), que iniciará a reconstrução da pavimentação de duas importantes vias do município, bastante afetadas após enchentes e inundação.
Já em Mato Grosso, o recurso será destinado à reconstrução de duas unidades habitacionais destruídas por vendaval no município de Cáceres. Para a obra, foi autorizado o repasse de R$ 138,99 mil.
Além disso, 12 cidades brasileiras tiveram a situação de emergência reconhecida pelo MDR nesta sexta-feira. Em Mato Grosso, a Defesa Civil foi reconhecida a situação de emergência em Porto dos Gaúchos, cujo decreto foi assinado no dia 31 de março, após fortes chuvas em todo o município.
Com a publicação do reconhecimento federal, os municípios podem solicitar recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada pelos desastres. Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres Naturais, a equipe técnica da Defesa Civil nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada Portaria com a especificação do valor a ser liberado.
Até agora, o governo federal já reconheceu os decretos de Vera, Feliz Natal e Santa Carmem. Este mês, conforme Só Notícias já informou, também foi reconhecida a situação de emergência em Nova Santa Helena.