As defesas civis de Mato Grosso e de de Cuiabá realizam, hoje, a 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil. O encontro debate temas ligados à proteção e gestão de emergências em Cuiabá, ouvindo ideias, sugestões e experiências de quem trabalha na área e também dos moradores. Serão eleitos delegados para representar a cidade na Conferência Estadual, que será realizada nos dias 20 e 21 de março.
O superintendente estadual da Defesa Civil, coronel Sérgio Delamônica, explica que na conferência vão ser discutidos quatro eixos temáticos. A mobilização para tornar uma cidade resiliente, a gestão integrada de riscos, integração de políticas de proteção e a gestão do conhecimento de defesa civil. As ideias debatidas serão levadas para a Conferência Estadual e também, posteriormente, para a Conferência Nacional, que será realizada em maio.
O coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, Oscar Amélito, lembra que a o lema da Defesa Civil é minimizar os desastres e que é preciso preparar a população para minimizar essas ocorrências. “A Defesa Civil somos todos nós. Então, nós estamos aqui buscando ideias dentro da realidade de Cuiabá”, disse. Uma medida que está sendo posta em prática é a criação de núcleos da Defesa Civil dentro dos bairros, num trabalho realizado diretamente com os presidentes das Associações de Moradores.
Representando a Secretaria Nacional de Defesa Civil, Leno Queiroz, destacou a importância da participação da comunidade e disse que o Governo Federal tem a preocupação de atender melhor a população, trabalhando na prevenção de desastres. “É preciso criar essa cultura do risco. A conferência é importante para que o Estado saiba o que está ocorrendo e o que for discutido aqui será levado até a Conferência Nacional”, disse.