PUBLICIDADE

Defesa Civil avalia situação de Peixoto de Azevedo

PUBLICIDADE

A equipe da Superintendência de Defesa Civil do Estado de Mato Grosso está em Peixoto de Azevedo para avaliar a real situação do município. Durante toda a semana, técnicos auxiliaram no processo de decretação de situação de emergência e verificação de danos causados pelo fogo a população.

A Defesa Civil avaliou grandes prejuízos econômico, social e ambiental causados pelas queimadas, principalmente na área rural, onde os focos de queimadas são maiores e em grandes quantidades. O fogo atingiu assentamentos até próximo da reserva indígena do Xingu. Foram detectados por satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente neste mês de agosto, mais de 1988 focos de queimadas, no município de Peixoto. Os assentados atingidos pelas queimadas viviam da agricultura familiar de subsistência, que foram todas queimadas. Até agora o fogo já destruiu pelo menos 200 mil pés de banana. A produção de leite, importante atividade econômica da cidade, reduziu em 70%, com a queimada dos pastos e o excesso de fumaça.

Segundo o superintendente adjunto da Defesa Civil, major BM Elton Guilherme Crisóstomo, que está em Peixoto, a situação está muito critica, “Estamos tomando todas as providências necessárias, assistentes sociais já estão em campo fazendo todo o levantamento das famílias para que possamos atender suas necessidades, lembrando que o objetivo da Defesa Civil é agilizar o processo de decretação de situação de emergência, caso seja caracterizado, pois toda a ação inicial de decretação é de competência do município,” concluiu Maj. Crisóstomo.

O secretário de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Jean Estevan, disse que já mobilizou a equipe da Secretaria para que continuem as arrecadações na Campanha Humanitária “Fênix Ressurgindo das Cinzas”. “Estamos esperando o relatório conclusivo da Defesa Civil, com dados quantitativos, para que possamos enviar os alimentos e demais doações para a população de Peixoto de Azevedo”, assinalou Jean Estevan.

Postos de arrecadação
• Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Av. Transversal B, s/n, Centro Político Administrativo;
• Sede da Defensoria Pública do Estado, no Centro Político Administrativo;
• Todos os Quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do Estado;
• Sede da Cruz Vermelha, na Avenida do CPA, ao lado do Comando Geral da Polícia Militar, em Cuiabá;
• Ganha Tempo, na Praça Ipiranga, Centro de Cuiabá
• Postos do Sine em Cuiabá e Várzea Grande
• No Norte de Mato Grosso, nas sedes locais da Defensoria: Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Mutum, Peixoto de Azevedo, Sorriso, Sinop, Vera, Terra Nova do Norte e Alta Floresta;

O governo do Estado convida outras instituições da sociedade civil organizada, prefeituras e todos interessados em contribuir com a campanha. Outras informações sobre o assunto podem ser obtidas pelos telefones (65) 3613-5753, 3613-8400 e 3641-2629.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE