A Defesa Civil divulgou boletim, esta tarde, apontando estado de emergência em dois municípios mato-grossenses nos quais a umidade relativa do ar está abaixo de 12%. Rondonópolis e Guiratinga registram 9% e 11%, respectivamente. Já Água Boa (12%), Alto Taquari (12%) e Santo Antônio do Leste (13%), estão em estado de alerta.
Segundo a Defesa Civil, o índice de umidade ideal é entre 60% e 30%. Quando está entre 30% e 20%, trata-se da fase de atenção, na qual a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda umidificar o ambiente com vaporizadores. Entre 20% a 12%, é a fase de alerta, na qual deve-se evitar aglomerações em ambientes fechados. Menor que 12%, é o estado de emergência. Nesse caso, a OMS recomenda suspender atividades que exijam aglomerações em recintos fechados, como aulas e cinemas.
O órgão aponta que os problemas de saúde decorrentes da baixa umidade do ar podem ser complicações alérgicas e respiratórias, devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele e irritação nos olhos. Para o meio ambiente, o aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas. A previsão é que umidade continue em baixa, até amanhã.