A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec)enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Paraná, Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo, Pará, Minas Gerais, Rondônia, Rio de Janeiro e do Distrito Federal.
No final de semana, a presença de áreas de instabilidade sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste mantém as condições de pancadas de chuva no Mato Grosso, São Paulo, em boa parte do Pará, no Triângulo Mineiro, oeste e sul de Minas Gerais. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, principalmente no centro-sul, leste e nordeste do Pará. No caso de São Paulo e Minas Gerais, há risco de rajadas de vento de 40 a 60 km/h.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras. A Sedec recomenda atenção especial e redobrada nas áreas de encostas e morros, pois devido as freqüentes chuvas, o solo está bastante encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos. Além disso, recomenda-se orientar a população para evitar áreas de alagamentos e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios.