PUBLICIDADE

Defensoria exige atendimento em UTIs para pacientes de Sinop

PUBLICIDADE

Os pacientes que necessitarem de atendimentos em Unidades de Terapia Intenstiva (UTIs) podem solicitar a intervenção da Defensoria Pública, em Sinop. O município ainda não oferece o serviço e muitas pessoas precisam ser encaminhadas para Sorriso e Cuiabá para receberem o atendimento.

Por meio de ações de obrigação de fazer com tutela antecipada, a Defensoria tem conseguido liminares favoráveis a pacientes que não tem condições financeiras de se deslocar para outras cidades para serem atendidos ou pagar um leito. Segundo o defensor público Osny Kleber Rocha Auresco, o prazo para que a liminar seja expedida pode levar até dois dias.

“Muitas pessoas não têm condições financeiras de se deslocar. Através de liminares temos conseguido que a prefeitura pague essas passagens para que o paciente faça o tratamento”, acrescentou. Também é requerida uma multa diária em casos de descumprimento. “Sai muito mais caro pagar a multa do que atender essa passagem, remédio ou UTI”, concluiu.

Apesar da atuação nesses casos, a procura por pacientes que necessitem de auxílio ainda é baixa. De acordo com o defensor, a falta de informação é o principal fator. “Muitas pessoas não sabem desse direito que tem, que a defensoria atende a população nessa área, ou resolvem por outros meios, como doações de amigos e parentes”, ressaltou.

Os atendimentos para esses casos são priorizados, já que o número reduzido de defensores no município resulta no agendamento para que a pessoa seja atendida. Hoje são três defensores para ateder mais de 100 mil habitantes. “Principalmente quando a pessoa corre risco de vida, ou preso que precisa ser dada liberdade provisória é dado prioridade”, salientou.

Liminares já foram concedidas em Sinop para que a Prefeitura de Sinop e o Governo do Estado fizessem a transferência e internação de pacientes em uma UTI. A direção do Hospital Santo Antônio informou que a previsão é que os seis leitos de UTI estejam em funcionamento no prazo máximo de 15 dias em Sinop. A estrutura já está toda montada, os equipamentos comprados e que falta apenas uma mudança na parte elétrica do prédio. Enquanto isso os pacientes continuam sendo transferidos para outras cidades.

A Defensoria está instalada na avenida dos Tarumãs. Entre outras funções estão ações civis públicas, mandado de segurança, defesas criminais, ações de alimentos e execuções de alimentos, Recursos Criminais.

(Atualizada às 14:29hs)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Dois motociclistas morrem após acidente no Nortão

Paulo Henrique Fonseca, de 34 anos, e Flávio Vieira...
PUBLICIDADE