A Defensoria Pública de Sorriso divulgou hoje um levantamento que revela que 507 certidões – 313 de nascimento e 194 de casamento – ainda não foram retiradas pelos cidadãos. As certidões podem ser obtidas, até julho, no núcleo da defensoria no município, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Segundo a equipe do Núcleo, o ideal é que a retirada do documento seja feita pela pessoa que fez o pedido para que o atendimento, seja finalizado. A grande maioria das certidões foi solicitada nos últimos dois anos.
“Toda vez que o assistido busca uma certidão, a DP abre um procedimento no qual são coletadas informações acerca do solicitante. Dentre as informações, estão endereço, e-mail, telefone e WhatsApp. Quando a certidão aporta na defensoria, o solicitante é informado por telefone ou mensagem de WhatsApp, ou e-mail”, afirmou a defensora Luciana Decesario Galeazzi, coordenadora do núcleo.
No momento, a Defensoria de Sorriso conta com sete defensores, sete assessores jurídicos, um servidor efetivo, além de estagiários de graduação e pós-graduação. “Caso se trate de pessoas em situação de rua, que não dispõem de endereço e telefone, informamos a assistência social. Contudo, mesmo assim, muitos solicitantes não retornam para buscar o documento. A certidão é fornecida de forma gratuita. Esse importante documento não deveria ser negligenciado”, disse a defensora.
A comarca abrange os municípios de Sorriso, Boa Esperança do Norte e Ipiranga do Norte, além dos distritos de Caravágio e Primavera.