PUBLICIDADE

Defensor público denuncia série de prisões ilegais em Cuiabá

PUBLICIDADE

O defensor público Altamiro de Araújo Oliveira oficiou autoridades judiciais e prisional da capital denunciando um quadro de prisões ilegais em Cuiabá. De acordo com ele, policiais estão mantendo pessoas presas sem a devida comunicação à autoridade judicial competente.

“Creio que a polícia, ao verificar a existência do mandado de prisão expedido, os encaminha aos presídios sem apresentá-los à autoridade competente e porque os diretores das unidades prisionais ao constatarem a existência de mandados de prisão de outros juízos deixam de colocar o preso em liberdade ao cumprirem o alvará de soltura sem comunicar a prisão de forma imediata e apresentá-los ao juízo que determinou a prisão para a devida formalização, mantendo o réu segregado ilegalmente por tempo indeterminado”.

A situação denunciada pelo defensor vai na contramão da Resolução 213 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu as audiências de custódia no Brasil e determina a apresentação das pessoas presas à autoridade judicial em 24 horas.

O Núcleo Criminal da Defensoria já protocolou, em fevereiro, 383 pedidos de liberdade provisória no Fórum de Cuiabá, quando uma força-tarefa do órgão se mobilizou ante à crise no sistema penitenciário de diversos estados brasileiros, mas diante do quadro de ilegalidade dos novos fatos, o Defensor protocolou o alerta.

O ofício cita que um acusado, cujo processo corre na 3ª Vara Criminal de Cuiabá, estava preso ilegalmente há um ano e quatro meses. “Identifiquei três casos absurdos em menos de noventa dias entre março e maio deste ano, processos em que atuo e acredito não sejam casos isolados”, diz trecho do ofício, que ainda traz, além dos pedidos de providências administrativas, os anexos dos pedidos de relaxamento das prisões citadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Programa SER Família Capacita realiza mais de 14 mil capacitações em Mato Grosso

O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de...

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE