PUBLICIDADE

Defensor notifica direção de cadeia em MT por dificultar visitas

PUBLICIDADE

O defensor público da Comarca de Mirassol D`Oeste, Saulo Fanaia Castrillon, expediu notificação recomendatória, ontem, à direção da cadeia do município para que tome providências em relação a empecilhos criados para impedir visitas aos reeducandos. Conforme uma mulher que procurou o Núcleo da Defensoria, agentes da unidade estão impedindo visitas de companheiras que não comprovem a existência de união estável ou provem vinculo matrimonial com o apenado.

No entanto, conforme o defensor, o ordenamento jurídico não exige que o reeducando comprove o estado civil de casado ou a existência de união estável, mas apenas que indique o nome do parceiro para cadastramento, seguindo orientação do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

“É necessário dizer ainda que nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo, daí porque o reeducando (como todos nós), para voltar a conviver em sociedade, tem a necessidade de manter os laços de afeto com seus familiares e amigos, daí porque o direito à visitação, longe de ser um capricho, um privilégio ou uma regalia do apenado, constitui uma condição essencial e inerente à dignidade da pessoa humana. O direito à visitação constitui, assim, uma condição salutar e benéfica de ressocialização do reeducando, sendo tal direito lhe assegurado em âmbito constitucional”, explicou Fanaia.

Dessa forma, o defensor solicitou que, em dez dias, o diretor da cadeia, Marcos Pereira, informe à defensoria as providências adotadas quanto à notificação e ressaltou que o não atendimento da mesma implicará na adoção de providencias administrativa, cível e criminal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostador de Mato Grosso ganha prêmio milionário na loteria

Um apostador de Várzea Grande ganhou, há pouco, um...

Prefeitura no Nortão abre seletivo com salários de até R$ 4 mil

A prefeitura de Alta Floresta (300 quilômetros de Sinop)...

Advogado de Mato Grosso morre após contrair bactéria em viagem ao Nordeste

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato...

MPE recomenda pagamento de verbas adicionais e piso para profissionais de saúde em MT

O Ministério Público do Estado (MPE) recomendou ao município...
PUBLICIDADE