Cuiabá, este ano, terá uma queima de fogos de artifício com barulho reduzido durante réveillon, em cumprimento a decreto que foi assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que proíbe a utilização de fogos e artefatos pirotécnicos que causem poluição sonora acima de 65 decibéis. A medida levou em consideração os traumas que os estouros podem causar em cães, gatos, bebês, pessoas autistas, idosos e enfermos, provocando diversos danos.
A norma estende-se a todas áreas públicas do município, em recintos fechados e ambientes abertos. A fiscalização do cumprimento do decreto será feita pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP).
“Esta é uma tendência que vem crescendo no mundo todo, indicando que em breve os fogos de artificio tradicionais serão extintos. Uma gestão responsável, com compromisso com o cidadão não poderia deixar de observar isso. O show só pode acontecer quando há respeito a todos”, explicou o prefeito Emanuel Pinheiro.
De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, antes mesmo da publicação do decreto, toda a festa tinha sido pensada a partir de critérios de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. Assim, levando em consideração que o espetáculo é visual e pode ser obtido com o uso de artefatos pirotécnicos sem estampido, também conhecidos como fogos de vista.
Na capital a festa da virada será na Orla do Porto, terá 15 minutos de profusão de cores no céu, com 50% de barulho a menos, durante a explosão dos rojões.