A discussão sobre a criação de um Fundo da Defesa Civil de Mato Grosso também está sendo debatida durante o 1º Encontro de Defesa Civil e Município no Centro de Eventos do Pantanal. O coordenador de Resposta a Desastres e Reconstrução da Defesa Civil, major Elton Crisóstomo cita que hoje a resposta aos desastres é feita por cada secretaria do Estado, de acordo com as ocorrências. Ele afirma que já há um estudo para a criação deste fundo, que ao ser concluído será entregue ao governo do Estado.
Para ampliar as discussões sobre este assunto, está participando do Encontro de Defesa Civil o coordenador de Divisão de Convênios da Defesa Civil de São Paulo, capitão Toni Kasai. Pela manhã ele explicou como o Fundo já existente em São Paulo atua.
O capitão Kasai explicou que a Coordenadoria de Divisão de Convênios atende somente as ações típicas de Defesa Civil, de acordo com a legislação vigente, e esta análise é elaborada por equipe técnica que verifica os métodos construtivos, custos, prazos, verificando se estão adequados ao projeto a ser financiado, que poderá ser atendido se for priorizado e houver disponibilidade financeira.
Entre os tipos de obras atendidas estão pontes, travessias, galerias de águas pluviais, barragens, estabilização e contenção de taludes em áreas de risco, obras de drenagem superficial.
O capitão destacou ainda que a parte do Estado corresponde a no máximo 80% do valor total da obra a contrapartida municipal corresponde no mínimo a 20% do valor total da obra.
O secretário adjunto de Mudanças Climáticas da Sema, Afrânio Migliari destacou a importância do trabalho da Defesa Civil, enfatizando que a antecipação de ações é fundamental. Ele enfatizou ainda as ações de prevenção às queimadas, assunto inclusive que tem sido debatido com antecedência este ano, criando ações que realmente evitem a ampliação dos focos de calor.
Durante o evento, o secretário adjunto lembrou ainda que a sociedade também tem seu papel, de extrema importância, na prevenção aos acidentes ambientais. “São várias ações que ajudam a prevenir, como a preservação das matas ciliares”, exemplificou.
O Encontro da Defesa Civil começou na manhã de hoje e será encerrado às 18h, no Centro de Eventos do Pantanal.