Dados do Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicaram uma redução no número de focos de calor em Mato Grosso. Entre ontem e hoje, foram registrados 73 focos de calor. No dia anterior, o programa havia registrado 104.
Dos focos de calor registrados nas últimas 24 horas, 50 se concentram no Cerrado, 24 na Amazônia e cinco no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde). O Corpo de Bombeiros ressaltou que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.
Nesta quarta-feira, os bombeiros detalharam as ações de combate ao incêndio na Porto Conceição, em Cáceres. No local, os militares estão divididos às margens do Rio Paraguai e fazem o combate direto nas áreas onde há acesso, assim como constroem aceiros para diminuir a propagação das chamas.
Já entre a área federal do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê, o combate ao fogo está sendo realizado pelos brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Corpo de Bombeiros monitora o incêndio via satélite.
A corporação também monitora via satélite um incêndio que teria iniciado na área federal da Terra Indígena Sararé e avançado para a região de uma mineradora em Nova Lacerda. Os militares informaram que estão à disposição para o combate ao incêndio, contudo, aguardam autorização para entrar na área.
Ontem, conforme Só Notícias já informou, uma queimada de grandes proporções atingiu a área verde do loteamento Jardim Aurora em Sorriso e deixou a cidade parcialmente coberta por fumaça. O Corpo de Bombeiros, com auxílio de voluntários, conseguiu combater e extinguir as chamas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.