PUBLICIDADE

Dados de abril apontam redução de 36% nos homicídios em Cuiabá

PUBLICIDADE

O fechamento dos dados em abril aponta queda em alguns dos principais indicadores da criminalidade em Cuiabá e Várzea Grande. O resultado mais expressivo é o de homicídios em Cuiabá. De acordo com o levantamento da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceac) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), foram 16 casos registrados na capital entre os dias 1º e 30 do mês passado, uma redução de 36% em relação ao mesmo período do ano passado, com 25 ocorrências.

Na comparação com os números de março deste ano, o levantamento aponta ainda a queda nos índices de roubo à pessoa (16%), às residências (31%) e ao comércio (50%). Em Várzea Grande, abril também registrou redução de ocorrências de roubo à pessoa (43%), às residências (33%) e ao comércio (7%).

Segundo o secretário Rogers Elizandro Jarbas, os resultados vieram após a intensificação das ações integradas e qualificadas nos bairros, com reforço do policiamento ostensivo e preventivo, cumprimento de mandados de prisão e forte trabalho de inteligência. “Ainda falta muito, mas os números indicam que estamos no caminho certo”.

Além da Operação Carga Máxima, deflagrada no início de fevereiro e ainda em andamento, a Sesp lançou as operações Bairro Seguro e, mais recentemente, a Mercenários, destinadas justamente a combater os tipos de crimes que mais cresceram neste ano.

Entre os dias 19 e 20 de abril, por exemplo, a operação “Civil na Carga Máxima – fase 2” prendeu 495 pessoas e apreendeu 83 armas de fogo em um espaço de 24 horas em todo o Estado.

A operação Bairro Seguro foi deflagrada em 11 bairros de Cuiabá e Várzea Grande e irá se estender até o dia 30 de junho, incluindo ações integradas como bloqueios, blitzes, fiscalização de empreendimentos comerciais e policiamento ostensivo reforçado.

Na semana passada, a operação Mercenários prendeu 17 suspeitos de envolvimento em uma organização criminosa ligada a pelo menos sete homicídios ocorridos na Grande Cuiabá e investigada em dezenas de outros ocorridos desde 2013. “Vamos ampliar esta estratégia, com mais ações qualificadas, operações integradas e ainda vamos levar a Bairro Seguro para o interior do Estado”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai, pega fogo e piloto morre no Nortão

Uma aeronave agrícola de pequeno porte caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE