PUBLICIDADE

Curso prevê redução de pena de detentos do sistema penitenciário em MT

PUBLICIDADE

Uma ação voltada para a ressocialização de recuperandos vai criar a oportunidade de reingresso à sociedade, ampliando as chances destes cidadãos encontrarem um lugar no mercado de trabalho. Por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), serão oferecidos 20 vagas no curso de Costureiro aos recuperando da Cadeia Pública do município de Alta Araguaia.

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, analisou a iniciativa. "O recuperando que participar do curso trabalhará quatro horas diárias. Ao final de três dias, ele terá diminuído um de sua pena. Ao final do curso, ele terá eliminado 13 dias do total, o que equivale a quase meio mês, e este é um dos maiores incentivos”.

Para o processo de aprendizagem, o Senai contratará um professor responsável pela capacitação. Já as máquinas de costura são fornecidas pelo projeto “Educando para Recuperar”, que conta com uma pequena fábrica têxtil e uma fábrica de tijolos dentro da própria cadeia.

“Tais cursos, como este de costura, são importantes para dar uma oportunidade aos recuperandos. Neste caso em específico, ele é importante pois vai ampliar a linha de produção têxtil existente na Cadeia”, destacou o secretário Adjunto de Administração Penitenciária, Clarindo Alves de Castro.

Entre os benefícios gratuitos oferecidos aos recuperandos estão as aulas, fornecimento de material escolar, incluindo apostilas e lanches. Durante o curso, os recuperandos aprendem matéria que lhes passam noções sobre ética e cidadania, saúde, meio ambiente. A parte prática fica por conta das aulas de corte de confecção para tecido plano, costura de tecido plano e operação de máquinas de costura.

O curso começa a ser ministrado no próximo dia 28 nas dependências da unidade penitenciária. O Senai local ficará responsável por capacitar os recuperandos e a carga horária é de 160 horas. As aulas ocorrem no período vespertino, das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE