Foi concluído neste final de semana o curso Introdutório à Observação de Pássaros. A ação teve como objetivo despertar o interesse pela prática do birdwatching, valorizar a biodiversidade local e qualificar mão de obra para o mercado de turismo de natureza no município. O treinamento contou com 20 alunos, entre acadêmicos dos cursos de geografia e medicina veterinária, condutores e guias de turismo, biólogos e amantes da natureza.
Com aulas teóricas e práticas realizadas no Parque Florestal de Sinop, os alunos receberam orientações sobre técnicas de observação, identificação de espécies, uso de equipamentos e boas práticas ambientais. Durante as atividades de campo, os participantes registraram e identificaram aproximadamente 30 espécies de aves.
“Através das aulas práticas, os alunos puderam fazer uma verdadeira imersão na rica avifauna do Parque, aprendendo a se comportar em grupo para não espantar as aves, utilizar técnicas de atração e identificar as espécies por meio da plumagem e dos cantos. Foi uma experiência enriquecedora”, destacou o professor e guia de observação de aves, Sérgio Leal.
Conforme a turismóloga da Secretaria de Turismo, Leidiane Viegas, a observação de aves vai muito além de uma prática recreativa. “É uma ferramenta poderosa de educação ambiental que conecta as pessoas com o meio ambiente e também um segmento em franca expansão. Globalmente, cerca de 80 milhões de pessoas praticam birdwatching regularmente. O Brasil é o segundo país com maior diversidade de aves, somando mais de 1.970 espécies registradas. Sinop ocupa a 5ª posição nacional, com 577 espécies catalogadas, e esse mercado cresce cerca de 10% ao ano em nível mundial”, explicou.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.