Inicia na próxima segunda-feira o curso de Identificação e uso de plantas medicinais, que está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Mutum em parceria com o Sindicato Rural. O curso visa esclarecer conhecimentos sobre o uso das plantas medicinais fazendo a identificação, distinguindo as espécies do cerrado, floresta e pantanal, bem como as de uso doméstico para diversos fins.
Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Francisco de Moraes Filho, durante o curso o aluno aprenderá, com auxílio de materiais didáticos de folhas e sementes, noções de plantio, colheita, secagem e armazenagem caseira de chás visando conhecer a medicina alternativa. “O objetivo é resgatar o que nossos avós profundos conhecedores de nossa riqueza vegetal, percebiam que quando a doença chegava o sempre havia uma erva que amenizava ou até mesmo curava as doenças”, explicou.
De acordo com o secretário, o trabalho de reconhecimento das plantas será acompanhado por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde que há algum tempo já vêm desenvolvendo trabalhos sobre o assunto. “Ao final do curso o aluno poderá participar do grupo de manipulação e junto com outras pessoas praticar seu aprendizado e doar seu conhecimento para outras pessoas diminuindo o fluxo de pessoas nos postos de saúde e hospitais”, disse.
O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente ou no Sindicato Rural. Maiores informações podem ser obtidas pelo fone: (65) 3308-1212.