Cuiabá registrou, esta tarde, novo recorde de alta temperatura e baixa umidade relativa do ar. O 9º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou 41ºC na sombra, sendo que a sensação térmica ultrapassou os 43ºC. A umidade do ar também chegou a menor registrada no ano. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), no aeroporto Marechal Cândido Rondon, em Várzea Grande, a umidade chegou a 11%, considerado estado de emergência.
Conforme Só Notícias já informou, Cuiabá havia registrado ontem, a temperatura mais alta do ano, onde chegou aos 40ºC na sombra e a umidade atingiu 12%. A sensação térmica foi de 43ºC. A capital está há mais de 70 dias sem chuva e segue sem previsão, por pelo menos até o domingo, segundo o Inpe.
A Defesa Civil pede extremos cuidados quando a umidade atinge índices de estado de emergência. É preciso suspender atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados entre 10h e 16h. E fazer o arejamento dos ambientes com toalhas umidas, recipientes com água, além de beber bastante água.