PUBLICIDADE

Cuiabá: VLT e três obras não ficam prontas até a Copa do Mundo

PUBLICIDADE

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e três obras não ficarão prontas até a Copa do Mundo, segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa). As Trincheiras da Jurumirim e do Santa Rosa, além do Complexo do Tijucal (formado por uma trincheira e um viaduto) são as obras que não serão finalizadas antes do Mundial. Segundo a Secopa, cada uma apresenta uma situação diferente.

De acordo com a Secopa, a obra do Santa Rosa deverá ter apenas a parte superior liberada, compreendendo as vias marginais e a rotatória, porém, ainda existe um problema. Na via sentido bairro centro, a liberação depende da finalização das obras que estão sendo realizadas pela CAB Cuiabá, para só então a pavimentação poder ser realizada. Não há possibilidade de liberação da parte interna da Trincheira Santa Rosa.

Além da não conclusão, a obra ainda apresenta riscos de que as 3 adutoras de água bruta, remanejadas por conta da obra, se rompam, a exemplo do que ocorreu, em julho do ano passado, na cidade do Rio de Janeiro, colocando em risco motoristas, pedestres e moradores do entorno da construção. A informação faz parte de uma série de documentos que a reportagem teve acesso com exclusividade e que teriam sido apresentados em reuniões com diversos órgãos públicos de controle.

O caso da Trincheira Jurumirim é um pouco parecido. As vias marginais também serão liberadas. No momento, parte do local onde ocorrem as obras está interditado para a pavimentação da rotatória que compreende as avenidas Dante de Oliveira e João Gomes Sobrinho. Mas de acordo com a Secopa esse trecho também será liberado antes do Mundial.

A secretaria disse ainda que internamente é impossível as obras serem finalizadas antes da Copa.

Prevista para ser finalizada até julho deste ano, segundo disse o governador Silval Barbosa, o Complexo do Tijucal realmente ficará para ser finalizado após o Mundial. A Secopa confirmou a informação do governador, garantindo a entrega da trincheira e da rotatória após a Copa do Mundo.

Em se tratando do Veículo Leve sobre Trilhos, a secretária informou que o modal também não ficará pronto até o evento. A assessoria do Consórcio VLT Cuiabá/Várzea Grande confirma que os trabalhos foram intensificados na linha 1, que compreende o Aeroporto Internacional Marechal Rondon até o Centro Político Administrativo (CPA).

Nos demais trechos, os trabalhos também serão executados, visando a liberação das vias. As intervenções promovidas pelo Consórcio VLT visam garantir agilidade no deslocamento de moradores e turistas que virão à Capital para assistir aos jogos. Para tanto, o trecho viário entre Várzea Grande e Cuiabá será liberado em ambos os sentidos até o final de maio.

A Secopa explicou que o funcionamento pleno do modal está previsto para acontecer no primeiro semestre de 2015. Nos primeiros 3 meses serão realizados os testes e logo após a população já poderá experimentar o novo serviço de transporte público.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vagão de carreta tomba na 163 em Nova Mutum

O acidente de trânsito envolvendo uma Scania R480 vermelha...

Definidos três locais que vão receber plantios de árvores em Sorriso

No próximo sábado (23) acontece uma ação de reflorestamento...

Localizado corpo de jovem que morreu afogada no rio Teles Pires em Sinop

Foi localizado, há pouco, o corpo da jovem identificada...
PUBLICIDADE