Começou, hoje, o lançamento de vigas sobre a trincheira Jurumirim/Trabalhadores, obra de travessia urbana ao longo da avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. Ao todo serão içadas 14 vigas, de 20 metros de comprimento e de aproximadamente 15 toneladas cada, que darão sustentação para uma via de acesso exclusiva a pedestres entre as pistas marginais da trincheira.
"As obras estão cada vez mais evidentes e isso é resultado do trabalho diário de milhares de pessoas que se esforçam para que Cuiabá realize com sucesso o maior evento esportivo do mundo", comenta o secretário-extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães.
Simultaneamente a esta etapa prosseguem os serviços de cortina atirantada (técnica de contenção) e de escavação na grande trincheira. Cerca de 200 homens trabalham nessa frente de obras. Orçada em R$ 39 milhões, a obra faz parte do convênio entre governo do Estado e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Com 960 metros de extensão, a maior de todas as trincheiras abrangerá o trecho um pouco antes da avenida dos Trabalhadores (avenida Dante de Oliveira) até depois do cruzamento da avenida Jurumirim (avenida Gonçalo Antunes de Barros), próximo ao viaduto da avenida do CPA.
Após a conclusão da travessia o motorista que vem do Coxipó com destino à Rodoviária, pelo trecho da atual rotatória da avenida Trabalhadores, deverá passar por dentro da trincheira. Enquanto isso, o motorista que deseja ter acesso à avenida Fernando Corrêa da Costa deverá pegar a pista marginal do lado direito da rotatória para seguir o percurso. Já no trecho da rotatória da avenida Jurumirim, o motorista deverá fazer um "mergulho" na trincheira para seguir no sentido Coxipó e trafegar pela via marginal esquerda da rotatória para ter acesso ao Centro.