Cuiabá vai receber quatro jogos da Copa do Mundo de 2014 e os turistas brasileiros e estrangeiros que desembarcarão por lá terão na geografia um atrativo tão grande quanto às tradicionais opções de lazer. Os três ecossistemas mais importantes e característicos do Brasil (Amazônia, Pantanal e Cerrado) se encontram neste pedaço do território nacional que acabou ganhando o apelido de ‘Cidade Verde". A capital mato-grossense está localizada na parte mais central da América do Sul, exatamente no seu centro geodésico, equidistante dois mil quilômetros dos oceanos Atlântico e Pacífico.
Fundada pelos bandeirantes, em 1719, foi destino de exploradores e aventureiros que chegavam em busca do ouro da região. Hoje, tem no ecoturismo e no turismo de aventura a porta de entrada para os visitantes: por todo o estado, são 42 unidades de conservação, vários parques nacionais e reservas do Patrimônio Natural.
Independente do motivo da viagem, é obrigatório se conhecer alguns restaurantes da cidade. Para a uma boa caminhada, siga para a Casa do Artesão, um casarão de 1910, adaptado para o comercio de artesanato de todo o estado. Em cada ambiente, uma temática – de cerâmica a licores caseiros, passando por tecelagem, artefatos indígenas e doces. Já os trabalhos indígenas são encontrados na loja da Funai. Há peças de tribos variadas, como Xavante, Carajá e Pataxó, além das 16 etnias do ‘Parque do Xingu".
Merecem destaques colares, cestas, bolsas de palha e chocalhos. Vale ressaltar que Cuiabá tem um dos climas mais quentes do País, com média anual de 26 graus. De agosto a outubro, os termômetros chegam fácil aos 40 graus. Não deixe de trazer roupas leves e, no caso de esticar a viagem até o Pantanal, tome vacina contra a febre amarela dez dias antes do embarque.
No esporte, o Mixto é a equipe de futebol mais importante de Mato Grosso e tem uma das maiores torcidas do Centro-Oeste. O Tigre detém o recorde de títulos estaduais e, a partir de 1976, jogou a primeira divisão do Campeonato Brasileiro por 11 anos. Os principais rivais na cidade são o Cuiabá e o Clube Esportivo Dom Bosco, além do Operário, da vizinha Várzea Grande.
O estádio José Fragelli, também conhecido como Verdão, foi o principal estádio de Mato Grosso até 2010. Construído em 1976, com capacidade para 45 mil espectadores, já foi palco de quatro amistosos da Seleção Brasileira, como a goleada por 6 x 1 sobre a Islândia (2002, na preparação rumo à conquista da Copa do Mundo da FIFA Coreia do Sul/Japão 2002). Em seu lugar, surgirá a moderníssima Arena Pantanal, especialmente construída para a Copa do Mundo da FIFA 2014.