Cuiabanos e turistas se despediram, ontem à noite, da Arena Cultural, evento organizado pela prefeitura para celebrar a cultura mato-grossense durante os jogos da Copa do Mundo que aconteceram na capital. Com apresentações do grupo Mulheres que Cantam Cuiabá e do artista plástico Clóvis Irigaray, o público tornou o evento sucesso de crítica e aplaudiu a última noite.
O grupo “Mulheres que Cantam Cuiabá” fechou com “chave de ouro” as apresentações locais,que levantaram o público presente no Sesi Papa. Composto por Lorena Ly, Ana Rafaela, Estela Ceregatti, Rita Pinto e Juliana Grisólia, o grupo entoou belas canções de artistas como Maurício Detoni, que exaltam as belezas do Estado e foram aplaudidas de pé.
Este é o primeiro ano que a prefeitura realiza a Arena Cultural, mas como a ideia se mostrou sucesso de público e principalmente de crítica, o prefeito Mauro Mendes já considera realizar o projeto anualmente. A iniciativa agrada aos artistas locais, que consideram que Cuiabá estava carente de iniciativas como essa, onde a cultura fosse o principal foco.
“É muito prazeroso estar aqui nesse palco. Nós, artistas, nos sentimos valorizados por receber uma oportunidade dessas. A estrutura daqui é muito boa e estamos fazendo todas as apresentações com um carinho muito grande, então o resultado pode ser sentido e ouvido por quem está aqui. Espero que festivais assim aconteçam com mais frequência”, disse a cantora Ana Rafaela.
O secretário de Cultura de Cuiabá, Alberto Machado, esteve presente durante os 13 dias em que a Arena Cultural esteve aberta e afirma que está contente com o resultado obtido. Ao todo, foram mais de 60 apresentações, que reuniram grandes nomes da cultura de Mato Grosso e internacional, como a banda Vanguart e o Expresso Latino, que veio direto da Colômbia.
“Chegamos ao último dia de apresentações com a sensação de dever cumprido. Nosso principal objetivo era exaltar a cultura de Mato Grosso, que é imensamente rica, e poder mostrar para a sociedade artistas, que muitas vezes são reconhecidos lá fora, mas aqui o conhecimento ainda é tímido”, ressaltou.
Além das apresentações musicais, a Arena Cultural contou também com mostras fotográficas como, por exemplo, a do renomado José Medeiros, feira de artesanatos, além de praças de alimentação, que reuniram o melhor da gastronomia local e também da internacional, representada pelos países que participaram dos jogos da Copa em Cuiabá, como Japão e Austrália.