O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) inicia, dia 6, mobilização para serem feitas matrículas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Cuiabá, Cáceres, Tangará da Serra e Nova Olímpia. São 1.500 vagas nos cursos de qualificação e de habilitação técnica nas áreas de gestão, alimentos e bebidas, construção, eletroeletrônica, mecânica, meio ambiente e tecnologia da informação, voltados aos estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino.
Com carga horária entre 160 e 300 horas, os cursos disponíveis são: Agente de Informações Turísticas, Agente de Observação de Segurança na Indústria, Almoxarife, Auxiliar de Agenciamento de Viagens, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Crédito e Cobrança, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, Auxiliar de Operações em Logística, Auxiliar de Pessoal, Auxiliar em Web Designer, Auxiliar Financeiro, Bombeiro Civil, Camareira em Meios de Hospedagem, Eletricista Industrial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Estilista, Libras Básico, Mecânico de Manutenção de Motocicletas, Montagem e Manutenção de Computadores, Mecânico de Manutenção de Refrigeração e Climatização Doméstica, Operador de Caixa, Operador de Computador, Pintor de Obras, Programador Web, Promotor de Vendas, Recepcionista, Recepcionista de Eventos.
Já os cursos técnicos, com duração de 1.170 e 1.300 horas, que têm vagas disponíveis são Segurança do Trabalho, Produção de Moda, Modelagem do Vestuário, Meio Ambiente, Alimentos, Açúcar e Álcool. Vale lembrar que as opções de cursos, tanto de qualificação quanto de habilitação técnica, variam conforme o município atendido.
A mobilização ocorre em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Onde há unidades fixas do Senai (Cuiabá e Cáceres), o ponto de atendimento será centralizado na instituição, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. E nos outros dois municípios (Tangará da Serra e Nova Olímpia), ocorrerá na Assessoria Pedagógica e/ou nas escolas estaduais, sendo que os alunos poderão procurar a secretaria escolar para mais informações sobre os horários de atendimento.
Para a matrícula, os estudantes precisam apresentar um documento que comprove o vínculo escolar, além de levar os documentos pessoais (RG ou Carteira de Trabalho, e CPF) e o comprovante de endereço atualizado. Caso o aluno seja menor de idade (abaixo de 18 anos), é necessário que esteja acompanhado pelos pais ou responsável legal para efetivar a inscrição.
OBS – Além dos estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino, apenas em Cáceres também haverá atendimento para os beneficiários e dependentes de programas de transferência de renda (Bolsa Família), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Para este público, as vagas disponíveis são para qualificação, e os interessados deverão apresentar, além dos documentos já citados, o Cartão de Identificação Social.