Cuiabá foi uma das primeiras cidades do País a anunciar o veto a eventos carnavalescos. E ainda, está entre as primeiras a cancelar o ponto facultativo nos dias 15,16 e 17 de fevereiro. Com isso, as atividades no município funcionarão normalmente. “Não é o momento de fazer festa ou aglomerar. Temos que ter prudência e se Deus quiser, no ano que vem Cuiabá deve retornar com essa grande festa popular brasileira. Espero que todos tenham consciência sobre o quanto é importante nós não participarmos de qualquer tipo de evento, até que todos tenham sido imunizados e que esse momento passe logo”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
Costa no decreto que impõe que às secretarias municipais competentes, que suspenda a emissão de qualquer tipo de autorização para eventos e festejos nas datas citadas sob pena de multa para quem descumprir a medida, conforme o gestor, foi tomada por causa do crescente número de casos confirmados, bem como de óbitos decorrentes do vírus. A festa, que é uma tradição no país, evidencia uma probabilidade de alta transmissibilidade e risco de agravamento do atual quadro de saúde pública vivenciada, decorrente da pandemia do Coronavírus.
Cuiabá também foi uma das primeiras cidades no Estado a seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dar início a um rigoroso protocolo (seguindo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde) para evitar a disseminação da Covid-21. Inicialmente foi criado um Comitê Municipal de Enfrentamento, elaboração de um plano de prevenção, combate e mitigação à doença, além de medidas de garantia do isolamento social, como a adoção do sistema home office a todos os servidores do Executivo e a suspensão das aulas na rede pública e privada na capital, além da restrição aos segmentos econômicos e suspensão do serviço de transporte público,
Foram adquiridos equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais da rede municipal de Saúde, assim como foram expedidas notas técnicas da Vigilância Sanitária.