O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (Sintuf), a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat) e Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) farão, na quinta-feira, ato unificado, pelas ruas centrais da capital, saindo da praça Alencastro.
A movimentação deve contar com a presença de aproximadamente 800 pessoas. Os professores, técnicos e estudantes acertaram, hoje, o movimento. O protesto pacífico é a forma encontrada pelas categorias, em nível nacional e estadual, para dar um novo rumo ao ensino federal e, assim, chamar toda a população a fazer de 2012 um marco na história da educação brasileira na defesa do ensino público, gratuito e de qualidade.
“O ato unificado em Cuiabá vai contar com cerca de 800 trabalhadores. E nós vamos sair pelas do centro da capital, com faixas, cartazes, narizes de palhaço, tudo para mostrar ao governo que os trabalhadores da educação estão unidos”, falou o coordenador do Sinfut e membro do comando local de greve, Antônio Assunção.
A unificação da greve foi decidida em Brasília, no último dia 20, e é vista como fundamental para abrir as negociações com o governo. “Todas as categorias da educação estão unidas para melhorar a educação pública do país”, falou a coordenadora do SINTUF-MT e membro do comando de greve Ana Bernadete Nascimento.
As categorias reivindicam 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação, reestruturação do Plano Carreira dos técnicos e docentes; melhorias na infraestrutura do IFMT e UFMT; igualdade entre trabalhadores ativos e aposentados; abertura de concursos públicos; em defesa da autonomia do Movimento Estudantil.
Atualmente 58 dos 62 institutos federais estão em greve.