O jornalismo mato-grossense perdeu hoje um de seus pioneiros: Paulo Zaviasky. Ele estava com 70 anos e faleceu, em Cuiabá, enset domingo, vítima de câncer. Zaviasky também militou no jornalismo on line com um blog no 24 Horas News. Seu nome está na história da imprensa estadual com seu trabalho na implantação da TV Centro América/Globo e da TV Brasil Oeste/Band. Advogado, ele também foi fundador dos sindicatos dos jornalistas e dos radialistas do Estado
Ele estava internado desde julho e foi velado durante o dia na loja maçônica Acácia do Oriente e sepultado no final da tarde, em Cuiabá. Paulo tinha 3 filhos e era casado.
“É com muito pesar que recebo a notícia da morte de Paulo Zaviaski. Tratava-se de um profissional que tinha amor, dedicação e empenho pelo seu trabalho. Por isso, foi e sempre será um dos grandes ícones da imprensa mato-grossense”, declarou o presidente da Assembleia, José Riva.
A diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) divulgou nota manifestando que “se sensibiliza e torna público o sentimento à família, profissionais e amigos pela perda do fundador desta organização. Em seu estilo de atuar crítico e singular, Paulo Zaviaski sempre foi mestre da comunicação ao repassar adiante, com energia, tudo o que aprendeu em vida. Pioneiro da comunicação no rádio e TV de Mato Grosso, o jornalista, advogado e professor cativou e ensinou com seu trabalho gerações de profissionais da imprensa. À frente do seu tempo, sempre, como manda a comunicação moderna, mantinha ultimamente coluna na internet como blogueiro”.
Uma das últimas entrevistas de Zaviaky foi ao programa Claudio Alves Sem Censura (exibido no SBT com patrocínio de Só Notícias), em julho passado, pouco antes de ser hospitalizado.