A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá decidiu antecipar para esta segunda-feira, dia 22, a partir das 6h30, o início do funcionamento do Sistema Viário Binário nas avenidas São Sebastião e Ipiranga. Inicialmente a previsão é que a mudança de sentidos em trechos destas duas vias ocorresse somente a partir do dia 30 de junho, mas a rapidez na execução dos serviços de sinalização horizontal e vertical por parte da empresa responsável, bem como alguns conflitos que estavam ocorrendo em determinados locais, motivaram a alteração do plano inicial.
“Desde o início tínhamos comunicado que a mudança seria a partir do dia 30, mas em alguns pontos estavam ocorrendo confusões porque alguns condutores mostravam-se indecisos diante da própria sinalização e isso acabava gerando alguns conflitos. Além disso, a prestadora de serviço já completou todo o trabalho e por isso decidimos antecipar a mudança”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França.
Assim, a partir de segunda-feira, a Avenida São Sebastião passará a ser mão única num trecho de 2,140 quilômetros entre a Avenida Dom Bosco e a Rua Prefeito Francisval Brito, sentido Bairro Cidade Alta. O motorista que se desloca para o centro, ao chegar a Francisval Brito, entra à direita, na bifurcação, seguindo pela Avenida Ipiranga, que, num trecho de 2,310 quilômetros, terá sentido único entre a Rua Maurício Cardoso e a Avenida Dom Bosco.
O que poderia estar causando certa indecisão aos motoristas, é que nas ruas transversais que cortam a Avenida São Sebastião, por exemplo, já estão instaladas as placas (sinalização vertical) proibindo a conversão para entrar pela São Sebastião, no sentido bairro-centro. Mas isto só irá valer a partir de segunda-feira. “Agentes de Trânsito estarão nos locais monitorando o trânsito e prestando toda a orientação necessária”, adiantou o secretário Thiago França. Em função do tráfego intenso, outra medida a ser tomada será a instalação de um semáforo no cruzamento da Avenida Agrícola Paes de Barros com a Avenida São Sebastião.