Cuiabá será sede da 1ª Conferência Regional de Meio Ambiente, que acontece amanhã e quarta-feira (31), na sede de uma faculdade. O tema central da conferência é a implementação da política regional de resíduos sólidos. O debate sobre o assunto ocorrerá com foco em quatro eixos temáticos: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de trabalho, emprego e renda e educação ambiental.
Participarão da conferência representantes dos municípios de Cuiabá, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande. "A 1ª Conferência Regional é de suma importância para Cuiabá e demais municípios de Mato Grosso, pois discutirá o tema ‘Resíduos Sólidos", que será relacionado à esfera local e servirá de orientadora para a implementação da política nacional, contribuindo para que o Estado e município solucionem os entraves e desafios na implementação da gestão dos resíduos sólidos", ressaltou o secretário-adjunto de Meio Ambiente de Cuiabá, Zidiel Coutinho.
A conferência regional antecede as etapas estaduais, que irão culminar na 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), a ser realizada em Brasília entre os dias 24 e 27 de outubro. Durante os debates serão eleitos delegados e elencadas 20 ações prioritárias, sendo o máximo de cinco por eixo temático, para serem enviados à etapa estadual.
A 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso será realizada no período de 11 a 13 de setembro. Nesta etapa serão discutidas as ações prioritárias e responsabilidades enviadas por todas as conferências municipais/regionais do estado e são eleitos os delegados para a etapa nacional.
Já a Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA) tem como objetivos específicos: contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, divulgar a PNRS e elencar ações e iniciativas prioritárias para cada ente da federação e incentivar o município a capilarizar seus planos em âmbito local e regional.