A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) solicitou que no prazo de dez dias a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) encaminhe as devidas correções dos projetos de engenharia relacionados ao Centro Oficial de Treinamento (COT) da UFMT para que as obras sejam realizadas adequadamente e de acordo com o cronograma. As pendências também foram apresentadas ao Ministério Público Federal (MPF).
De acordo com parecer técnico, realizado pela equipe de fiscalização da Adjunta de Obras da Baixada Cuiabana, os projetos destacam-se pela precariedade dos detalhamentos e cortes, não contam com apresentação dos quantitativos de serviços, planilhas orçamentárias e memórias de cálculos.
Ao todo, 44 itens necessitam de reajustes. As readequações são referentes à estrutura de cobertura dos sanitários, muro de arrimo, rampa, suporte de placa solar, camarotes, pista de atletismo, rede de drenagem, abastecimento de água, e ações de prevenção e combate a incêndio.
De acordo com o parecer, é necessário ainda que a UFMT cumpra o prazo para reenvio das informações, já que a ausência dos projetos impossibilitará a continuidade das obras e fiscalização dos serviços.
O contrato referente à construção do centro de treinamento faz parte também dos Termos de Ajustamento de Gestão (TAG) assinados entre o Estado e o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT), nos meses de outubro e dezembro do ano passado.
Retomada em 20 de outubro, as obras do COT da UFMT seguem em andamento e já ultrapassam os 75% de execução. Prevista para a Copa do Mundo, a estrutura esportiva deveria ter sido concluída nos primeiros meses de 2014 para ser utilizada como centro de treinamento para as seleções que disputariam o Mundial de Futebol em Cuiabá.
A estrutura, que conta com área total de 5,4 mil metros quadrados, tem capacidade de abrigar 1,5 mil torcedores, além de possuir campo de futebol ao lado do ginásio poliesportivo da instituição federal. Outra estrutura prevista para o COT é a instalação de pista de atletismo de padrão internacional, com piso sintético e 400 metros, sendo assim referência esportiva para o Estado.