Durante o feriado prolongado de Páscoa a Secretaria de Saúde de Cuiabá estará monitorando de perto o atendimento à população nas unidades de urgência e emergência da rede publica de saúde em razão do não cumprimento, por parte de alguns poucos médicos e do sindicato da categoria, da decisão do Tribunal de Justiça, que declarou o movimento ilegal. A intenção é que os profissionais respeitam o Código de Ética Médica, que veda o não atendimento aos usuários nas unidades de urgência e emergência.
Entre as medidas adotadas pela gestão, afim de garantir que a população não seja prejudicada, está o remanejamento e a contratação de novos médicos. Com isso a secretaria de promove a reposição dos plantões que estejam descobertos e garante o atendimento a população. Até a quinta-feira (24), 15 profissionais já haviam sido contratados podendo esse numero chegar a 26 novos médicos. “A determinação do prefeito Mauro Mendes e do secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares de Souza Junior é de possamos garantir o atendimento a população de forma adequada não só durante o feriado de Páscoa mas também nos demais dias. Com a contratação dos novos profissionais e o remanejamento estamos garantindo a cobertura dos plantões que estejam descobertos nas escalas das unidades de urgência e emergência", enfatizou o secretário adjunto de Assistência, Daoud Mohd Khamis Jaber Abdallah que na quinta-feira (24), visitou algumas das unidades da capital.
Daoud Abdallah informou ainda que os levantamentos realizados pela Secretaria de Saúde indicam que, mesmo com uma minoria de médios que ainda insistem em desacatar a decisão do Tribunal de Justiça,o atendimento está sendo garantido, com o funcionamento em 100%, do Hospital Municipal São Benedito, Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, Centro de Especialidades Médicas, Serviço de Atendimento Especializado e Centros de Atendimento Psicossocial . “A maioria dos médicos atua com responsabilidade no atendimento a população e com respeito a sociedade. Nesses unidades 100 % dos profissionais médicos estão trabalhando”.
Na quinta-feira a Unidade de Pronto Atendimento Norte, na Morada do Ouro, o atendimento medico ocorreu de forma normal a 100% dos usuários do SUS . Em poucas unidade de pronto atendimento, uma minoria dos médicos persistia em não cumprir a decisão judicial, desrespeitando também o Conselho Regional de Medicina (CRM-MT) e seu próprio Código de Ética escolhendo para atender somente pacientes classificados como amarelo e vermelho. “Nesse sentido a secretaria vai intensificar as ações dentro das unidades para que o serviço seja normalizado nesses unidades”, destacou o secretário adjunto.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a partir da próxima segunda-feira os faltosos terão seus salários, prêmios e incentivos cortados. “A Secretaria de Saúde não vai abrir mão de que os médicos cumpram seu horário de trabalho por isso serão tomadas todas as medidas legais nesse sentido”.
Em relação às reivindicações relacionadas pelo Sindimed – MT, Daoud Abdallah reafirmou que todas possíveis de serem atendidas já foram por parte da gestão municipal com exceção do piso nacional devido ao momento econômico.
Daoud Abdallah ressaltou ainda o caráter politico do movimento considerado ilegal pelo Tribunal de Justiça e que só atinge uma minoria dos profissionais de Cuiabá, segundo assessoria.