A secretaria municipal de Saúde de Cuiabá confirmou que 80 pacientes foram transferidos, ontem à noite, para demais hospitais devido o incêndio neste domingo à noite, em uma ala do no Hospital São Benedito. O balanço anterior era de 65 pessoas e o atual indica mais 15 que estão sendo atendidos no Hospital Municipal de Cuiabá, antigo Pronto Socorro Municipal e Santa Casa. O hospital está sem pacientes hoje até a conclusão dos procedimentos técnicos. Ninguém, se feriu.
“Nossa primeira decisão foi transferir imediatamente os 16 pacientes que estavam internados em leitos de UTI, explicou o diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Paulo Rós. Em seguida, foram retirados os que estavam nas enfermarias dos 3 primeiros andares do hospital também foram transferidos, devido à grande quantidade de fumaça tóxica que tomou conta destes andares. “Depois de removermos todos estes pacientes, ainda tínhamos 15 internados no quarto andar, que não foi atingido pela fumaça. Atendendo a um pedido do corpo clínico e dos próprios familiares, decidimos transferir também os pacientes do quarto andar, para tranquilizar a todos e para facilitar o trabalho de perícia do Corpo de Bombeiros”, explicou. Inicialmente, os pacientes ficaram em macas, nas ruas, até a chegada das ambulâncias para transferi-los.
A secretária municipal de Saúde, Suellen Alliend esteve “no Hospital São Benedito acompanhando toda a movimentação do princípio de incêndio. Graças a Deus foi contido rapidamente e o problema maior foi praticamente só a fumaça. Conseguimos transferir os 80 pacientes para os nossos hospitais. Quero agradecer, na pessoa da Secretária Estadual de Saúde, Kelluby de Oliveira aos hospitais estaduais Metropolitano e Santa Casa, que também ofereceram vagas para nossos pacientes. Também agradeço imensamente aos nossos profissionais das UPAs e Policlínicas, que estiveram presentes, às ambulâncias das nossas unidades, do SAMU e da Rota do Oeste, as equipes dos bombeiros, da Polícia Militar, enfim, todos que estiveram lá para ajudar. Conseguimos transferir todos os pacientes com sucesso”, concluiu.
O fogo começou no ar condicionado de uma enfermaria localizada no segundo andar do hospital. O Corpo de Bombeiros chegou logo e rapidamente acabou com as chamas. Segundo a assessoria da prefeitura, nenhuma outra área da enfermaria e nenhum material foi queimado, além do ar condicionado. Nenhum paciente ficou ferido em decorrência do princípio de incêndio.