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Cuiabá: Secopa confirma falhas graves e possibilidade de viaduto cair se for usado

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O viaduto da Sefaz apresenta falhas graves em sua estrutura e o conserto exigirá acréscimo de concreto e aço em blocos de fundações e reparos (reforço) na armadura longitudinal, com uso de fibra de carbono e cordoalhas protendidas. Tudo isso deve demorar cerca de 120 dias. Sem uso, o não há risco de desabamento. Estas foram as informações que a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) repassou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) atendendo às determinações contidas na medida cautelar expedida conselheiro Antônio Joaquim, que deu 48 horas para o secretário Maurício Guimarães apresentar informações técnicas disponíveis sobre esse viaduto e a Trincheira do Santa Rosa, sob pena de multa diária de R$ 59 mil.

A medida cautelar foi homologada, hoje, pelo Pleno do TCE, que mandou providenciar o escoramento imediato do viaduto. Também foi referendada a determinação de contratação, em 15 dias, de uma empresa especializada independente para apresentar laudo de segurança sobre todas as obras de viaduto, trincheira e do aeroporto Marechal Rondon. Esses laudos têm que ser entregues ao TCE em 60 dias (Sefaz e Santa Rosa, em 30 dias).

O laudo técnico disponível foi entregue, ontem, pelo secretário Maurício Guimarães. Foi feito por empresa contratada pelo próprio consórcio responsável pelas obras do VLT, que inclui o viaduto da Sefaz. O secretário ficou de entregar ainda hoje informações sobre a Trincheira do Santa Rosa. Explicou que não dispõem de laudos periciais como o TCE exige, o que obrigará no atendimento de contratação da empresa. “O governo tem que entender a gravidade das situação. É preciso dar tranquilidade às pessoas, que não podem conviver com informações sobre o risco de desabamento de obras”, afirmou o conselheiro Antônio Joaquim.

As falhas contidas no projeto foram criticadas pelos conselheiros. Em análise preliminar sobre informações entregues pela Secopa, verificou-se que a armadura longitudinal não atende às solicitações mais críticas de torção. A armadura existente correspondente a 195 centímetros cúbicos de ferragem, quando a necessária seria de 330 centímetros. Também não se observou normas da ABNT.

“Desde 2011, o TCE vem alertando o governo do Estado sobre deficiência em planejamento e precariedade na fiscalização de suas obras”, registrou o conselheiro substituto Luiz Henrique Lima. O conselheiro Valter albano considerou a situação gravíssima e o conselheiro José Carlos Novelli ponderou que a prudência recomenda o escoramento do viaduto.

A medida cautelar homologada determina ainda à Secopa a conclusão das obras da Avenida 8 de Abril, de alça do viaduto da UFMT e das obras da Trincheira Trabalhadores- Jurumirim e a aplicação de multas às empresas por atraso nas obras da Copa.

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