Amanhã a prefeitura inaugura a sala do turista, dentro do Museu do Rio. Além dela, outros 2 espaços estão destinados a mostrar a cultura e o artesanato cuiabano. Em uma delas, uma tecelã mostrará a arte de tecer redes e em outra o destaque será o siriri e cururu, música e dança tradicionais cuiabanas. Segundo o secretário municipal de turismo, Marcos Fabrício dos Santos, pelo menos R$ 8 milhões devem ser investidos na reforma do Aquário Municipal, a ser reaberto para visitação no próximo ano.
A escolha do Museu, pela Fifa, como o único ponto de venda de ingressos para os jogos da Copa 2014 irá acelerar outros projetos de revitalização, incluindo a construção de 2 piers (ancoradouros) na margem do rio. Os espaços possibilitarão que o turista se aproxime ainda mais do rio Cuiabá. Os quiosques, 9 ao todo, serão substituídos dentro de novos padrões, anunciou o secretário, que ainda prevê a instalação da ciclovia, anunciada há mais de 10 anos.
A implantação de uma estação de tratamento, orçada dentro das obras para a Copa, vai tratar o esgoto que hoje polui as águas do rio Cuiabá dentro do perímetro urbano, diz o secretário.
Para o major Polícia Militar, André Avelino Figueiredo Neto, comandante em exercício do 1º Batalhão da Polícia Militar, instalado a poucos metros da praça do Porto, somente um esforço conjunto da administração municipal e Ministério Público podem mudar o quadro na região.
Salienta que os bares que atuam como prostíbulos em toda região, são beneficiados com alvarás, impedindo uma ação mais drástica da polícia no combate aos crimes, inclusive ao tráfico. Assegura que uma parceria com moradores e comerciantes da região tem trazido bons resultados, inclusive com rondas no policiamento de viaturas, motocicletas e ciclístico.
Mas em relação à ocupação das praças por moradores de ruas e usuários de drogas, lembra que a retirada, não cabe à Polícia, mas sim aos órgãos de assistência social e saúde pública.