A Prefeitura de Cuiabá vai apurar toda e qualquer denúncia sobre os sorteados no programa Minha Casa Minha Vida na capital. O Município já registrou a denúncia referente a uma família em que quatro pessoas teriam sido sorteadas. Todavia, o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior informa que não há impedimento de mais de uma pessoa da mesma família ser sorteada, já que é possível que cada um seja o chefe da sua própria unidade familiar, mas ainda assim, a ocorrência continua despertando indignação por parte daqueles que não foram contemplados.
A costureira Rosana Célia da Silva, 43, é uma das pessoas que questionam o resultado do sorteio. Moradora do bairro Três Barras, ela conta que já se inscreveu várias vezes, mas não consegue ser contemplada. “Enquanto isso, vemos gente que não precisa ganhando a casa. Sei de casos assim e vou denunciar porque isso não é justo”. A divulgação dos nomes, de acordo com o secretário José Rodrigues, é uma forma positiva das pessoas tomarem conhecimento dos ganhadores antes da entrega das casas e as denúncias já eram esperadas. “Esta postura de denúncia é o que nós esperávamos mesmo, por isso disponibilizamos os canais de comunicação via internet e telefone”, explica.
Sobre as famílias denunciadas, o secretário esclarece que é possível que tenham sido contempladas, visto que, se vários membros de uma mesma família faz inscrição ao mesmo tempo, os protocolos são sequenciais. Sendo assim, no momento do sorteio do número próximo ao protocolo deles, todos são contemplados. Com o decorrer do processo é que serão separados quem de fato pode receber a casa ou não.