A Secretaria de Saúde de Cuiabá entrega, amanhã, na sede da Vigilância em Saúde kits de trabalho para os agentes de combate às endemias (ACE’s). Eles contem uniformes e todo o material de trabalho utilizado pelos agentes. Todos os 300 que integram o quadro de servidores da Vigilância em Saúde irão receber.
A diretora de Vigilância em Saúde de Cuiabá, Silvana Miranda disse que a entrega dos kits atende a uma reivindicação dos ACE’s e facilita o trabalho dos agentes nos bairros da capital, já que agora, todos terão uniformes em número suficiente para o trabalho diário. “Os 300 agentes, incluindo os novos, empossados do último concurso público e os demais, estarão uniformizados e com o material necessário para desenvolver o seu trabalho”, destacou.
No kit os agentes de combate às endemias irão receber três calças compridas, três camisas de mangas compridas, chapéu australiano, sacola, protetor solar e apetrechos como recipientes para veneno e coleta de material, lápis, borracha e planilhas.
Contrato
A diretora de Vigilância em Saúde, Silvana Miranda explicou que um grande número de agentes de combate que até então eram contratados foram efetivados no final do ano passado, por meio de Concurso Público. “A Vigilância em Saúde necessitava de 140 novos agentes. Ao todo, dos aprovados no concurso, tomaram posse 97 novos agentes. Para completar o quadro de servidores foram renovados até o próximo mês de junho, os contratos de 43 agentes”, explicou.
Para a renovação desses contratos foi feita, de acordo com Silvana Miranda, uma avaliação minuciosa em relação ao desempenho, produtividade, assiduidade, dedicação e comprometimento.
A solenidade de posse dos novos 100 Agentes de Combate a Endemias (ACE) aprovados no Concurso Público de nº 002/2014, e capacitação desses agentes, foi realizada em novembro do ano passado.
Agente de Combate a Endemias
Os agentes de combate às endemias atuam junto a comunidade combatendo as doenças que ocorrem com frequência em determinadas áreas geográficas, devido a variados fatores que favorecem o surgimento dessas doenças, tais como o tipo de clima, o tipo de solo, o tipo de vegetação, a cultura local da população, entre outros.
Inserido no Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, segundo o artigo 4 da lei 11.350, é o Agente de Combate às Endemias quem realiza as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde. Lotado no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), executam tarefas de combate àos vetores endêmicos transmissores de doenças endêmicas, que precisam ser notificadas compulsoriamente (vigilância), monitoradas (prevenção) e erradicadas (controle), a fim de evitar possíveis surtos e epidemias regionais quanto a proliferação de espécies de insetos.