PUBLICIDADE

Cuiabá: prefeitura intensifica combate à dengue

PUBLICIDADE

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano em Cuiabá recebeu a doação de sementes de crotalária, planta que será a nova arma usada pelo município no combate à dengue. As sementes foram doadas pelo empresário Natãnael Sguarezi e agora serão plantadas nas unidades de assistência social da capital.

Um plantio simbólico foi realizado na sede da secretaria pelo secretário de secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior. Ele destacou a importância de se utilizar a planta no combate ao mosquito Aedes aegypti. Isto porque a planta, na fase adulta, pode chegar até três metros de altura e é capaz de atrair predadores do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Desde o ano passado temos visto série de situações e recentemente tivemos uma posição da Organização Mundial de Saúde fazendo um alerta com relação à transmissão de doenças pelo Aedes Aegypti. Não é uma situação restrita ao país e nós temos que fazer a nossa parte. A secretaria de Saúde, em parceria com várias secretarias, tem feito o combate e nós vamos colaborar como podemos”, afirmou.

Para isso, os servidores das unidades de assistência receberam as sementes e orientações com o passo-a-passo de como cultivá-las. Em aproximadamente 90 dias as sementes florescem e atraem libélulas, inseto que coloca seus ovos em água parada e limpa e, ao virarem larvas, alimenta-se de outras larvas, como a do Aedes aegypti, e o próprio mosquito. “Verificamos uma experiência exitosa em Sorriso, que distribuiu as sementes para todos os moradores do município e o resultado foi muito positivo, com a redução de milhares de casos de dengue. Então, resolvemos a adotar a mesma iniciativa de forma a colaborar com as ações já desenvolvidas pela prefeitura e pela própria população, de não deixar água parada, lixo acumulado e evitar locais propícios para que o mosquito possa se reproduzir”, assegurou.

As sementes que não foram entregues às unidades de assistência hoje serão cultivadas no Horto Florestal para que, assim que virarem mudas, sejam destinadas a todas as unidades dos órgãos municipais, para cultivo.

Além do plantio da crotalária, a Prefeitura de Cuiabá já está atuando de forma maciça para combater a dengue. As equipes da Vigilância em Zoonoses têm entrado em casas abandonadas para combater os criadouros do Aedes aegypti, realizado os mutirões de limpeza e intensificado as ações de orientação. “Existe uma série de iniciativas sendo adotada e o que nós desejamos é que nossos servidores possam cooperar a fim de que tenhamos um maior número de pessoas juntas nesse enfrentamento”, finaliza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE