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Cuiabá: prefeitura faz mutirão para conciliação entre consumidores e concessionárias

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Os consumidores da região do bairro Bela Vista foram os mais recentes contemplados com a nova edição do Mutirão de Conciliação, realizado hoje, pelo Procon Cuiabá. O órgão intermediou audiências de conciliação com a empresa CAB Cuiabá, realizou atendimentos preliminares por telefone com a Energisa e ofereceu orientação sobre questionamentos de qualquer natureza levados pelos interessados. Além disso, o evento contou também com a realização de palestras a respeito dos direitos básicos do consumidor, voltadas para estudantes do ensino fundamental da EMEB Madre Marta Cerutti.

“Trazer o Procon para a população tem dado muito certo. Além de reduzirmos drasticamente o deslocamento daqueles consumidores que carecem dos nossos serviços, aproximamos a gestão pública do cidadão, tornando o acesso livre até nós. E nesta edição, realizamos todo tipo de atendimento, desde denúncias de irregularidades com operadoras de telefonia móvel à problemas com crediário. Nosso mutirão vai além da intermediação com as empresas CAB Cuiabá e Energisa. É nosso desejo que o munícipe seja atendido em todas as esferas possíveis, para que ele saia daqui com seu conflito resolvido ou com uma audiência de conciliação agendada”, afirmou Carlos Rafael Carvalho, secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Para Rodrigo Palomares, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/MT, uma das instituições parceiras do mutirão, iniciativas como essa visam não apenas atender as políticas nacionais de consumo, como também garantir que os direitos do consumidor sejam devidamente exercidos.

“Nós lutamos para que o cidadão exerça seus direitos adequadamente, mas isso só é garantido a partir do momento em que a informação chegue a ele. Quando nos comprometemos com ações como o mutirão, estamos fortalecendo os direitos do consumidor, permitindo que todo o conhecimento ligado a isso o alcance e ele passe a exercer aquilo que lhe é devido. O papel desta comissão é conscientizar o usuário de qualquer serviço com informação clara, precisa e justa, ajudando-o a solucionar seu problema em tempo hábil. Ao nos deslocarmos até a comunidade, estamos tornando ela ativa e participativa, exercendo sua cidadania”, revelou.

Dentre os serviços ofertados ao longo do mutirão, os interessados puderam requerer o enquadramento na Fatura Social, que garante quase 50% de redução nas contas de água e luz para famílias com condições financeiras precárias, parcelamento de dívida, reclamação da fatura e até mesmo parcelamento de multas, uma das exclusividades desta ação. Dentre outros benefícios ofertados para o consumidor, as empresas CAB Cuiabá e Energisa ofereceram também condições mais flexíveis para quitação de débitos, parcelamento sem correções de juros e descontos na fatura.

Para Kátia Benedita dos Santos, a facilidade para liquidar seus débitos e o amparo oferecido pelo Procon Cuiabá a estimularam a vir ao mutirão. Ela, que deseja o parcelamento de sua fatura da Energisa, veio em busca de condições flexíveis para quitar sua dívida e limpar seu nome. “O Procon tem me ajudado, oferecendo mecanismos que facilitam a regularização da minha situação financeira. Percebi que aqui eu possuo mais opções que quando me desloco à empresa. O órgão media as relações de forma que ambos os lados saem ganhando”, concluiu.

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