A prefeitura e a Secretaria de Estado de Segurança Pública assinaram, hoje, o termo de cooperação para a instalação da Central de Chamadas de Emergências de Trânsito, através do número 118. A central funcionará no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e integrará as instituições responsáveis pelos atendimentos em acidentes de trânsito.
Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, o 118 deve entrar em funcionamento nos próximos 30 dias. “Hoje assinamos o termo de cooperação. Nos próximos dias faremos as adequações necessárias de infraestrutura e tecnologia para, então, começarmos os atendimentos”.
As ligações para o 118 serão recebidas na central de atendimento do Ciosp e lançadas no sistema de ocorrências para que os agentes de trânsito direcionem as chamadas às guarnições mais próximas. Fazem parte do atendimento às ocorrências de trânsito agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana, policiais militares do Batalhão de Trânsito, policiais civis, Corpo de Bombeiros e Samu.
“O 118 será mais um canal de comunicação com a sociedade. Será através dele que teremos um serviço com resposta rápida e eficiente, principalmente, quando houver acidentes de trânsito”, comentou Thiago França.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Mauro Zaque, afirmou que a junção de esforços traz resultados melhores com a utilização de menos recursos. “Esta sinergia permitirá o acompanhamento do fluxo de tráfego nas vias da cidade, das operações de campo e situações de emergência, subsidiando a tomada de decisões de forma mais rápida e eficaz”, pontuou, contando, ainda, que outras parcerias serão firmadas entre os governos municipal e estadual para garantir o atendimento aos interesses da sociedade.