As licitações para contratação das empresas que irão construir as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Leblon (região Leste) e do bairro Cidade Altas (região Oeste) já estão com data marcada para os dias 6 e 10 de março. Os editais de licitação, na modalidade de concorrência pública, foram publicados no Diário Oficial de Contas, nos dias 30 de janeiro e 4 deste mês.
As licitações serão realizadas no auditório da Secretaria Municipal de Finanças, no subsolo da prefeitura, a partir das 9h. Na hora e local estipulados, as empresas interessadas terão que entregar todos os documentos necessários para que sejam habilitadas na concorrência pública. Em seguida, serão abertos em envelopes com as propostas de cada uma.
As empresas que não concordarem com o resultado obtido com a abertura dos envelopes terão cinco dias para entrar com recursos. Caso não haja, o processo licitatório é encaminhado para a homologação.
A perspectiva é de que a partir de maio de 2015 Cuiabá tenha quatro UPAs em pleno funcionamento. A primeira que foi implantada é a da Morada do Ouro (região Norte), que em seus seis primeiros meses de funcionamento realizou mais de 90 mil atendimentos. A próxima a ser inaugurada é a UPA do Pascoal Ramos (região Sul), que está em construção. Ao todo, 32% do prédio já foi construído e agora está na fase da alvenaria. Desta fase, 67% do previsto já foi realizado. A previsão é que a obra seja entregue até o fim deste ano. Para as outras duas, o prazo para que entrem em funcionamento é maio do próximo ano.
Todas as quatro UPA da capital serão do Porte III, conforme determina o Ministério da Saúde. As UPA Porte III têm de 13 a 20 leitos de observação e capacidade para atender até 450 pacientes por dia, abrangendo uma região de até 300 mil habitantes.