O prefeito Mauro Mendes (PSB) prometeu apresentar em breve um projeto prevendo a instalação de radares, ainda este ano, em Cuiabá. O Ministério Público Estadual e o ex-prefeito da capital, Chico Galindo (PTB), já haviam firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que previa esses equipamentos nas principais ruas e avenidas. No entanto, na administração anterior este acordo não foi cumprido.
A principal alegação, na oportunidade, foi a de que o trânsito em Cuiabá poderia ficar ainda pior em virtude das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014. Todavia, a atual administração projeta iniciar a implantação por ruas e avenidas onde não há obras.
A instalação de radares na capital é um assunto polêmico e já foi alvo de várias ações na justiça. O ex-deputado estadual e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sérgio Ricardo, sempre foi um defensor árduo da proibição deste tipo de equipamento. Ele afirmava que existia uma "indústria da multa". Em 2002, Cuiabá contava com radares, mas depois de várias ações protocoladas por ele, os equipamentos acabaram sendo retirados.