Em 12 dias de Copa do Mundo em Cuiabá, o Posto Médico Avançado (PMA), implantado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) e Secretaria de Estado de Saúde (SES), comprova eficiência. Com 212 atendimentos e apenas cinco remoções, o Posto Médico alcançou 97,06% de resolutividade com impacto de 2,06% na rede hospitalar. Dessas remoções, duas internações foram em UTI, um paciente já recebeu alta e o segundo, um jovem de 17 anos com parada cardíaca, foi transferido para o Hospital Metropolitano e tem previsão de alta para amanhã.
O coordenador do PMA, Fábio Liberalli, explica que a Câmara Temática de Saúde, criada pela Secopa desde 2011, pensou soluções para garantir a melhor estrutura e formas de atendimento durante a copa, porque já sabia do aumento considerável da demanda de ocorrências. Essas demandas realmente estão ocorrendo, de forma sazonal, dependendo dos dias de jogos do Brasil e aqui em Cuiabá.
Ele afirmou que o balanço geral dos atendimentos no PMA é positivo. “Os técnicos envolvidos então conseguindo suplantar os atendimentos por meio da dedicação e da expertise constituída pela Câmara Temática de Saúde. De maneira geral estamos satisfeitos e essa metodologia dará frutos, pois serão utilizadas na gestão da rede tradicional. Com certeza conseguiremos manter essa performance até o fim da Copa”, destacou Liberalli.