O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) vem obtendo o reconhecimento da população desde a sua implantação, sendo consagrado no padrão mundial de atendimento. Segundo o diretor geral do Samu 192, Daoud Mohd Khamis Jaber Abdallah, um dos objetivos do serviço é diminuir cada vez mais o que ele chama de tempo-resposta, ou seja, o tempo que o serviço leva para receber uma chamada, identificá-la como de real necessidade e ir até o local com o socorro médico. Atualmente o tempo-resposta do Samu 192 é de 10 minutos, a partir do recebimento do pedido de atendimento feito por telefone.
"Um dos fatores que prejudica a redução desse tempo-resposta são os trotes. No fechamento do ano de 2010 o Samu192 efetuou mais de 72.000 atendimentos, o que resulta em uma média de seis mil atendimentos mensais. Desse número 1.800 foram feitos por atendimento com ambulâncias e 1.700 foram atendimentos via telefone. O preocupante é que, desses seis mil chamados telefônicos, 2.500 foram identificados como trotes, o que demanda tempo para identificação, tempo esse que podia estar sendo usado para chegarmos mais rapidamente a quem realmente precisa do atendimento", explicou Daoud Abdallah. Os trotes alcançaram em torno de 40% de todo o volume mensal de atendimento.
Segundo os artigos 266 e 340, do Código Penal, o trote é crime e pode gerar multa ou detenção de um a seis meses ou de um a três anos.
Na sede do Samu, que fica situado na Rua Oriente Tenuta (no antigo Hospital São Tomé), funciona uma Central de Regulação, totalmente informatizada com seis pontos para recebimento das chamadas, computadores e radiotransmissores. A Central atende aos chamados de emergência pelo 192 – de telefone fixo, celular ou orelhão (a ligação é gratuita), identifica a emergência e, imediatamente, transfere o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente, ou orienta a pessoa a procurar um posto de saúde ou designa uma ambulância de suporte básico de vida, com técnicos de enfermagem e condutor socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico, enfermeiro e condutor socorrista.
Cada ambulância conta com uma equipe capacitada para prestar atendimentos de urgência. Nas unidades de suporte básico, o atendimento é prestado por dois técnicos de enfermagem e um condutor, que também recebeu treinamento como socorrista, enquanto a equipe de suporte avançado será composta de médico e enfermeiro, além do condutor socorrista.
A Central de Regulação não atende a trotes, mas perde tempo para identifica-los e isto acarreta atraso no atendimento das chamadas. O Samu usa o identificador de chamadas (bina) e a triagem vocal realizada pelos médicos reguladores do Samu.
Daoud Abdallah explicou que "como a maioria das chamadas feitas pelos ‘troteiros" são feitas de telefones públicos, colocamos na memória do computador o endereço de todos os telefones públicos de Cuiabá. Partindo desse início o médico regulador usa uma série de perguntas para definir se o pedido é um trote ou não. Enquanto recebemos, verificamos e isolamos um trote outras chamadas ficam esperando atendimento no terminal telefônico".
O diretor do Samu 192 alerta para o fato de que o número do serviço para o atendimento é o 192. "A partir do momento em que toda população tome conhecimento do número correto do Samu 192, de ligação gratuita, fica mais fácil agilizar o serviço, atendendo com rapidez as chamadas".
NÚMEROS – O Serviço de Assistência Móvel de Urgência (Samu 192) adquiriu o status de atendimento acordados com o padrão mundial, significando um reforço ao aperfeiçoamento dos conhecimentos do Corpo Técnico que agrega o serviço, sendo contemplado com o Curso ofertado pela USP (Universidade de São Paulo) de Atendimento Pré Hospitalar de Suporte de Vida, no que rege os Protocolos Universais do Serviço.
"No ano de 2010 a cobertura foi ampliada e passamos a ter uma cobertura populacional de 65% em todo o Estado, sendo que algumas regiões já obtiveram 100% de cobertura. São elas: a Baixada Cuiabana, composta por 11 municípios, a Macro Região Sul Mato-Grossense (Rondonópolis), com 19 municípios, a Macro Região de Tangará da Serra, com 10 municípios, a Macro Região de Juína, com 07 municípios, a Macro Região Juara, com 04 municípios, e a Macro Região de Barra do Garças, com 10 municípios", explicou Daoud Abdallah.
Só na região metropolitana de Cuiabá o Samu 192 possui sete bases de atendimento: 02 na Rua Oriente Tenuta, 01 no Adauto Botelho, na região do bairro Coxipó, 01 na Central de Regulação, à Rua Dom Bosco, e 03 bases em Várzea Grande: 01 no Pronto Socorro Municipal, 01 no bairro Cristo-Rei e 01 no Trevo do Lagarto.