A primeira reunião da comissão formada pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) e Prefeitura de Cuiabá para planejar as alterações no trânsito em decorrência do início das grandes obras de mobilidade urbana foi realizada na manhã desta quinta-feira (15.03), na sede da Secopa, em Cuiabá.
O assessor técnico de Mobilidade Urbana da Secopa, Rafael Detoni, explicou como serão feitas as principais interferências no trânsito de Cuiabá e adiantou que as rotas alternativas serão divulgadas com antecedência para a população. As avenidas Miguel Sutil (rotatórias do Santa Isabel, Verdão e Santa Rosa), Historiador Rubens de Mendonça (CPA), Archimedes Pereira Lima, Edna Affi (das Torres) e algumas das principais ruas da Capital poderão sofrer intervenções simultâneas.
"A grande maioria das obras ocorrerá ao mesmo tempo, entretanto, rotas e desvios estão sendo planejados para que o fluxo de veículos não seja muito afetado. Os procedimentos de sinalização e orientação do trânsito estão sendo ajustados de acordo com cada local das obras e serão repassados à população com a devida antecedência", disse Detoni.
Outras medidas para minimizar os transtornos no trânsito da Capital também serão adotadas. A comissão começou a esquematizar horários diferenciados para carga e descarga, escalonamento de horários de funcionamento dos principais órgãos públicos, proibição de estacionamento em algumas vias de trânsito rápido e, principalmente, uma maior fiscalização no sistema viário da Capital.
Sistemas de sinalização, semaforização e estacionamento nas ruas Filinto Müller, Estevão de Mendonça, Ramiro de Noronha, Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, avenida Antártica, e São Sebastião estão em análise pela comissão.
Ficou decidido que toda segunda-feira a comissão irá se reunir para dar andamento no cronograma de análise e estudos. Durante a semana os órgãos envolvidos estabelecem métodos e ações a serem discutidas nas reuniões.
Participaram da reunião representantes da Secopa, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) e Secretaria Municipal de Infraestrutura.