O jornalista Marcos Coutinho Barbosa, fundador e diretor do site Olhar Direto, faleceu, esta madrugada, em Cuiabá. Tinha 47 anos. De acordo com o Instituto Médico Legal (IML), ele sofreu uma parada cardiorrespiratória. Foi levado a um hospital pelo filho mas não resistiu. O velório é na Capela Jardins. O sepultamento deve ser em Cuiabá.
Coutinho atuou em A Gazeta, na Gazeta Mercantil, também integrou a equipe do site Midia News e, posteriormente, fundou o Olhar Direto. Formado pela Universidade Metodista, de São Paulo, Marcos Coutinho atuou na imprensa mato-grossense há mais de 20 anos se notabilizando por reportagens investigativas.
O governador Silval Barbosa (PMDB) divulgou nota “reconhecendo que Coutinho imprimiu seu nome nas páginas da história do jornalismo mato-grossense, pelos serviços prestados ao seu estado” e lamenta sua partida precocemente.
O deputado José Riva (PSD) disse que a morte do jornalista “deixa um vazio na imprensa, entre os amigos e principalmente, na família. Lamentamos profundamente a sua morte e quero deixar nossos sentimentos à família, que Deus a conforte neste momento tão difícil. Além de ser um grande amigo, era um profissional diferenciado, apaixonado e extremamente dedicado pela profissão. Para Coutinho, a notícia sempre estava em primeiro lugar, não importava o horário. Com certeza, sua morte deixa uma lacuna no jornalismo em Mato Grosso”, opinou.
O diretor de Só Notícias, Marcos Azevedo, manifestou pesar pela morte de Coutinho, destacando sua atuação pioneira na mídia on line, como jornalista e empresário. “Coutinho foi muito dedicado em sua atividade profissional, venceu inúmeros desafios e consolidou sua empresa entre as principais no segmento em Mato Grosso. O jornalismo on line de Mato Grosso perde um de seus principais defensores”.
O defensor público-Geral de Mato Grosso, Djalma Sabo Mendes Júnior, considerou Coutinho como “profissional da comunicação por formação e vocação” e “muito contribuiu para colocar o Estado em evidência em várias frentes. Na última década, após atuar como repórter dos principais veículos de comunicação do Estado, o jornalista passou atuar como empresário do ramo, mas sem esquecer a sua essência jornalística”.
Blairo Maggi declarou, em nota, que “Mato Grosso perdeu um grande jornalista e eu, um ótimo amigo”, disse o senador ao lamentar a morte do jornalista Marcos Coutinho”.
O jornalismo em nosso Estado perde uma de suas referências e seus amigos e familiares, um pai, marido e um amigo dedicado. Que ele descanse em paz”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, Romoaldo Junior,
A deputada estadual Teté Bezerra disse que Coutinho prestou muitos “serviços prestou à comunicação mato-grossense, seja como repórter, editor ou, mais recentemente, como empresário”.
O deputado Julio Campos também divulgou nota: “quero manifestar condolências a família e pesar por sua morte, neste momento tão doloroso. Que Deus os conforte a sua esposa Maria Izabel Manfrin Coutinho Barbosa e os três filhos –
Matheus Coutinho (23), Lucca Coutinho (20) e Joaquim Coutinho (17)”, disse.
Em instantes, mais detalhes.
(Atualizada às 18:20h)