Uma grande mobilização vai marcar o lançamento da VII Semana do Meio Ambiente, que este ano terá como tema "Floresta e Clima – Pensando além das Copas", amanhã. Será realizado o Dia de Coleta de Garrafas PET que tem como objetivo conscientizar a sociedade para a importância da coleta de resíduos, em especial deste tipo de garrafa, e sua destinação correta contribuindo assim para a preservação do meio ambiente.
Coletores estarão disponíveis, durante todo o dia, na Praça Ulisses Guimarães, na avenida do CPA; também na Igreja Batista Boas Novas, localizada na avenida Fernando Corrêa da Costa, no bairro Coxipó, e na Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos Júnior, localizada na rua Chile, no Bairro Jardim Taiamã, em Várzea Grande.
A iniciativa faz parte do Projeto Reciclagem do governo do Estado, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), para fomentar a prática da coleta e da destinação adequada de resíduos do tipo garrafas PET e óleo vegetal (de cozinha), pelas instituições públicas e/ou privadas, bem como organizações de qualquer natureza, para fins de reciclagem e reaproveitamento. "O projeto é um grande guarda-chuva aberto para receber adesões em ações que objetivem a conscientização e a proteção ambiental", salientou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia.
O Dia de Coleta será realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Igreja Batista Boas Novas (IBBN), Polícia Militar, Guarda Municipal de Cuiabá e Várzea Grande, Associação de Catadores de Cuiabá e Várzea Grande, Fórum Estadual "Lixo e Cidadania", Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos Júnior e a empresa Maxvinil.
Durante todo o dia, na Praça Ulisses Guimarães, serão realizadas apresentações de judô, capoeira, teatro, música e balé.