PUBLICIDADE

Cuiabá: ministério aprova acomodação de turistas em universidades e escolas

PUBLICIDADE

O Ministério do Esporte aprovou a opção de receber turistas em acomodações alternativas, como escolas e universidades, durante a Copa do Mundo. A postura foi avaliada como demonstração de senso de responsabilidade do governo de Mato Grosso em relação aos turistas que virão a Cuiabá. A afirmação foi feita, hoje, pelo secretário-executivo do Grupo Executivo da Copa do Mundo Fifa 2014 (Gecopa), Luís Fernandes, em reunião de trabalho sobre os planos operacionais, na capital mato-grossense.

De acordo com ele, a acomodação solidária integra uma política de atuação em todo país, diante da necessidade de ampliação do número de leitos nas cidades-sede. E em Cuiabá, destaca o coordenador do Gecopa, a demanda aumenta por causa do número de turistas estrangeiros que virão à cidade. “A iniciativa do Governo do Estado em viabilizar acomodação em universidades e escolas públicas é muito bem-vinda”, declarou, caso seja necessário recorrer à opção.

Luís Fernandes citou a Copa na África do Sul, onde estrangeiros foram acomodados em casas de cidadãos comuns. Lembrou que na Alemanha turistas chegaram a dormir nos veículos. “Aqui, não estamos pedindo para dormirem em carros, o Estado está se antecipando a um problema que pode acontecer e oferta algo além do esperado pelo próprio torcedor estrangeiro, como uma alternativa de acomodação para melhor receber os turistas”.

Além da acomodação, o planejamento da mobilidade urbana e o alinhamento sobre os pontos de acessos à cidade (aeroporto, rodovias, rodoviária e outros) são outros temas centrais da discussão. “É necessário que essas áreas estejam muito bem articuladas e planejadas para garantir o sucesso da operação Copa”. Ele ressaltou que a não conclusão de algumas obras não afetará o evento, destacando que o conjunto será um legado para a cidade, e também porque o alinhamento dos planos operacionais considera a não finalização para evitar prejuízos à mobilidade urbana.

Durante a reunião de trabalho, o secretário da Secopa, Maurício Guimarães, destacou a importância deste último encontro para avaliar os erros e acertos no planejamento e finalizar os planos de ação. “Temos pouco tempo para o alinhamento, e precisamos sair daqui com todas as ações planejadas para por em prática o que foi planejado para o período da Copa”.

Também participam do debate, realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o gerente geral de competições e serviços do Comitê Organizador Local (COL), Marcelo Cordeiro, o secretário municipal de Esportes e Cidadania, Carlos Klaus, e demais técnicos e gestores do COL, Ministério do Esporte, Governo do Estado e Prefeitura de Cuiabá. Os temas estão sendo abordados em grupos divididos pelas áreas de transporte, mobilidade, aeroportos, acomodações e receptivo turístico, saúde e vigilância sanitária, segurança, cultura, meio ambiente, telecomunicações e energia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE