PUBLICIDADE

Cuiabá: índios reclamam de falta de estrutura de Casai

PUBLICIDADE

O Conselho Estadual de Direitos Humanos vai pedir interferência do Ministério Público Federal na Casa da Saúde Indígena (Casai) de Cuiabá onde ficam hospedados e hospitalizados índios de 45 etnias do Estado, incluindo do Nortão. Hoje, lideranças de pelo menos cinco etnias fizeram uma visita ao local com o secretário-adjunto de Direitos Humanos e presidente do Conselho, Genilton Nogueira, e encontraram situações críticas como esgoto a céu aberto, janelas quebradas, quartos sem camas, banheiros com vazamentos e um lixão.

A cacique Umutina, Creuza Umutina, de Barra do Bugres, disse que vários pacientes que passaram pela casa reclamaram da “falta de assistência digna e isso não pode mais acontecer”. Diariamente, cerca de 100 índios passam pela casa. O secretário Genilton Nogueira disse que vai informar a situação ao Ministério Público Federal (MPF) e pedir providências.

O Casai de Cuiabá é tido como referência no atendimento especializado para Mato Grosso e outros três estados, Rondônia, Pará e Acre.

(Atualizada às 17h50)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE